Comunicação
Adesivo na pele monitora pressão sanguínea
28 de abril de 2021
0

O adesivo mede apenas um centímetro e tem a aparência de um curativo. Seu funcionamento não requer bateria

A nova tecnologia foi descoberta por pesquisadores do Japão. O adesivo é colado na pele e usa a energia produzida pelo movimento da pessoa para monitorar o pulso e a pressão sanguínea em poucos minutos.

Apresentado na última edição da revista Nature Communications, o projeto vai ajudar no tratamento de pessoas com problemas de saúde que exigem o acompanhamento constante, como a hipertensão.

Os pesquisadores criaram uma fita adesiva semelhante a curativos ultraflexíveis. Em sua estrutura há um polímero ferroelétrico, uma tecnologia que mensura o pulso, a pressão sanguínea e envia os dados a smartphones e monitores médicos. Sem precisar de bateria, a energia do adesivo é recarregada com a movimentação de braço do próprio paciente.

A ferramenta continua em fase de testes, mas seus criadores estão otimistas que ela também será utilizada, futuramente, para outras aplicações: “Nosso adesivo pode contribuir para um monitoramento de distúrbios cardíacos, sinais de estresse e apneia do sono, dentre outros”, conta Andreas Petritz, pesquisador da Universidade de Osaka e um dos autores do estudo.

houseTI

0

Hous360 Agência

Posts relacionados

Imagem de um celular e um teclado de computador conectado a uma rede social e com o botão de reiniciar

Control + Alt + Delete nas redes sociais

O Institute for Rebooting Social Media, uma nova i...

Saiba mais
Médico observa paciente entrando em aparelho de tomografia

Inteligência artificial detecta demência após uma única tomografia

Cientistas estão testando o novo sistema e acredi...

Saiba mais
Uma parceria do Facebook com a ONG Recode abriu, na última segunda-feira (9/8), inscrições para cursos gratuitos do programa “Conectando seu futuro”

Cursos gratuitos a jovens em situação de vulnerabilidade

Uma parceria do Facebook com a ONG Recode abr...

Saiba mais

Comentários