O Institute for Rebooting Social Media, uma nova iniciativa do Berkman Klein Center for Internet & Society (BKCIS), da Universidade de Harvard, propõe reiniciar as redes sociais nos próximos três anos
As redes sociais, inicialmente, serviam como motores da democracia e da disseminação da verdade. Mas, de acordo com o BKCIS, elas não servem mais a esse propósito. Pelo contrário, agora, disseminam mentiras, dividem as pessoas, causam danos físicos e psicológicos aos usuários.
Além disso, as plataformas contribuíram para a desconfiança nas instituições, influenciaram negativamente as eleições de vários países e ajudaram no crescimento do discurso de ódio racial, étnico, político, religioso e de gênero.
Mas como tudo tem um lado bom, as redes sociais também têm benefícios que valem a pena preservar. Elas possibilitam o acesso ao conhecimento, criam valiosas comunidades autogerenciadas e estimulam movimentos culturais importantes.
E é esse lado que o Institute for Rebooting Social Media pretende fortalecer na comunicação on-line, enquanto procura minimizar seus efeitos negativos.
Se a forma mais popular de melhorar o funcionamento de um computador travado é apertar um botão e reiniciar tudo, por que não reinicializar as redes sociais para resolver os problemas gerados por elas?
Conheça o Institute for Rebooting Social Media e todos os seus programas e projetos para dar uma guinada nos meios digitais.
0
Comentários