Comunicação
Control + Alt + Delete nas redes sociais
14 de setembro de 2021
0

O Institute for Rebooting Social Media, uma nova iniciativa do Berkman Klein Center for Internet & Society (BKCIS), da Universidade de Harvard, propõe reiniciar as redes sociais nos próximos três anos

As redes sociais, inicialmente, serviam como motores da democracia e da disseminação da verdade. Mas, de acordo com o BKCIS, elas não servem mais a esse propósito. Pelo contrário, agora, disseminam mentiras, dividem as pessoas, causam danos físicos e psicológicos aos usuários.

Além disso, as plataformas contribuíram para a desconfiança nas instituições, influenciaram negativamente as eleições de vários países e ajudaram no crescimento do discurso de ódio racial, étnico, político, religioso e de gênero.

Mas como tudo tem um lado bom, as redes sociais também têm benefícios que valem a pena preservar. Elas possibilitam o acesso ao conhecimento, criam valiosas comunidades autogerenciadas e estimulam movimentos culturais importantes.

E é esse lado que o Institute for Rebooting Social Media pretende fortalecer na comunicação on-line, enquanto procura minimizar seus efeitos negativos.

Se a forma mais popular de melhorar o funcionamento de um computador travado é apertar um botão e reiniciar tudo, por que não reinicializar as redes sociais para resolver os problemas gerados por elas?

Conheça o Institute for Rebooting Social Media e todos os seus programas e projetos para dar uma guinada nos meios digitais.

houseTI

0

Hous360 Agência

Posts relacionados

Imagem de uma mulher jovem preta sentada em seu sofá digitando em um notebook que está apoiado em suas pernas

Bolsas de estudo para cursos de tecnologia

Uma iniciativa do iFood distribui bolsas de estudo...

Saiba mais
Foto de uma torre de uma rede de energia elétrica vista debaixo para cima com o fundo de um céu azul

Inteligência artificial contra falta de luz

Sistema que utiliza inteligência artificial otimi...

Saiba mais
Imagem de uma mulher executiva, ao fundo uma mesa de trabalho e uma lousa onde se lê: modelo de trabalho híbrido ganha força nas empresas

Trabalho híbrido é o mais adotado por empresas no Brasil

Pesquisa feita pela IDC Brasil aponta que 56% das ...

Saiba mais

Comentários