Comunicação Email
Estatísticas sobre o uso do e-mail na comunicação de empresas
26 de outubro de 2017
0

Pesquisa promovida pela Radicati Group demonstra que, apesar de canais como as redes sociais e os chats estarem em expansão, o e-mail ainda é o principal meio de comunicação das empresas. 

O e-mail é uma das principais formas de comunicação online. Com o objetivo de analisar esse canal, o Email Statistics Report, relatório que traz informações atuais, além da previsão para os próximos quatro anos quanto ao uso do e-mail. O estudo, realizado a nível mundial, dividiu as regiões analisadas desta forma: América do Norte, Europa, ÁSIA do Pacifico e os demais países do mundo. Os números apresentados representam contas ativas, que foram realmente instaladas (vs. enviadas) e acessadas, pelo menos uma vez nos últimos três meses.

O estudo aponta que o uso de e-mail continua crescendo. Já em 2016 a previsão era que os usuários de e-mail em todo o mundo chegassem aos 2.6 bilhões. E a previsão para 2020 é que esse número alcance 3 bilhões, ou seja, quase metade da população mundial fará uso do e-mail.

Apesar de outras formas de comunicação como os chats e as redes sociais, estarem em expansão, a pesquisa demonstra que o e-mail ainda é o principal canal pelo qual as empresas se relacionam com os seus clientes.

Um fator que também deve ser levado em consideração para esse contínuo crescimento é que ter um endereço de e-mail é essencial, inclusive para utilizar outros canais como as mídias sociais. Você precisa ter uma conta de e-mail para conseguir ter um perfil na Facebook ou Instagram ou para fazer cadastro em site de e-commerce, por exemplo.

Além disso, a maioria das transações nas lojas online pedem que o cliente forneça um e-mail, seja para se cadastrar no sistema de pagamento ou para enviar a confirmação da realização da compra.

Outro dado apresentado pela pesquisa é que em 2016 a previsão do número total de e-mails enviados por consumidores e empresas era de 215.3 bilhões por dia.  Esse número tende a crescer em média 4.6% ao longo dos próximos quatro anos, atingindo os 257.7 bilhões de e-mails até o final de 2020.

A partir do relatório, conclui-se também que o e-mail continuará sendo cada vez mais usado no mundo dos negócios, tanto para empresas se comunicarem internamente como para estabelecer a comunicação entre as organizações e seus clientes.

Nos dispositivos móveis, a porcentagem de usuários de e-mail também tende a crescer ao longo dos próximos quatro anos. Em 2016, a previsão dos usuários de e-mail no mobile era de 1.7 milhões, atualmente, 65% dos usuários de e-mail no mundo acessam suas contas via dispositivos móveis.

O estudo também indicou que apesar da facilidade de comunicação em função da tecnologia, as empresas precisam investir em sistemas de proteção contra os diversos softwares e vírus que surgem no mercado diariamente, afinal, esses programas tendem a afetar a comunicação e até o relacionamento com o cliente, dependendo da informação ou dado roubado.

A pesquisa também revelou que os tipos mais comuns de ataques desses softwares são os chamados blended attacks que acontecem pelo uso ou envio de e-mails. O estudo ainda atenta para o fato de que, muitas vezes, não é abrindo o e-mail que o vírus e inserido mas quando o cliente ou um funcionário da empresa clica em um link deste e-mail que contém o vírus.

Saiba mais sobre a metodologia da pesquisa:

As informações e análises deste relatório são baseadas em um primeiro estudo conduzido pelo The Radicati Group, Inc. A metodologia combina informação derivada a partir de três fontes principais:

A – Base de dados mundial da empresa que rastreia a população de usuários, contagem de lugares, práticas das empresas e a adoção do TI a partir de 1993.

B – Pesquisas conduzidas de acordo com as bases que a organização cobre no mercado.

C – Divisão de mercado, faturamento, vendas e informação sobre a demanda do consumidor a partir de briefings de fornecedores

Fonte: Email Statistics Report

0

houseTI

Empresa 100% brasileira, formada por especialistas experientes, que oferece tecnologias modernas baseadas em nuvem e serviços de consultoria e desenvolvimento.

Posts relacionados

Imagem de uma mulher jovem preta sentada em seu sofá digitando em um notebook que está apoiado em suas pernas

Bolsas de estudo para cursos de tecnologia

Uma iniciativa do iFood distribui bolsas de estudo...

Saiba mais
Foto de uma torre de uma rede de energia elétrica vista debaixo para cima com o fundo de um céu azul

Inteligência artificial contra falta de luz

Sistema que utiliza inteligência artificial otimi...

Saiba mais
Imagem de uma mulher executiva, ao fundo uma mesa de trabalho e uma lousa onde se lê: modelo de trabalho híbrido ganha força nas empresas

Trabalho híbrido é o mais adotado por empresas no Brasil

Pesquisa feita pela IDC Brasil aponta que 56% das ...

Saiba mais

Comentários