Big Data
O que é Big Data?
27 de setembro de 2017
0

Olá PessoALL!

A um bom tempo atrás o volume de informações que uma pessoa carregava era,  no máximo, uma agenda telefônica, algumas anotações em papel e seus cadastros em serviços e órgãos públicos. Hoje, qualquer pessoa com um smartphone carrega muito mais do que isso: vídeos, fotos,  músicas outras tantas informações que crescem cada vez que, por exemplo, ela acessa sua rede social favorita.

A diferença é que toda essa informação nova proveniente das mídias sociais, blogs, vídeos, geolocalização, lojas de e-commerce e diversas outras fontes em forma não é estruturada, ou seja, não é organizada. É uma mistura de diferentes tipos de informação.

O Big Data é um conjunto de recursos computacionais baseados em programação, algoritmos e buscas que permitem agregar todos os bancos de dados estruturados e os não estruturados, como vídeos, imagens e textos. Na hora em que você mistura tudo isso, vira um volume enorme de informações.

O desafio é descobrir como gerenciar e analisar todo esse volume de dados que cresce infinitamente todos os dias. Mais do que isso, entender esses dados e criar ferramentas para gerar mais experiência, produtividade, consumo e novos serviços. Para se ter uma ideia, esses dados não-estruturados representam 85% das informações com as quais as empresas lidam hoje em dia.

Mas vamos falar sobre alguns cases de sucesso com o uso do Big Data:

Ministério da Justiça – Brasil

O Ministério da Justiça possui um data warehouse (banco de dados) com mais de 1 bilhão de registros, além de um poderoso supercomputador da IBM, chamado Watson, capaz de coletar, agrupar e processar petabytes de dados em frações de segundos. O objetivo do Ministério com o uso de Big Data é identificar indícios de ações ilícitas, sobretudo ligadas à lavagem de dinheiro.

UPS

Empresa norte-americana de transporte e logística, a UPS tinha o desafio de otimizar o seu cronograma de rotas, tornando-as mais eficientes e menos dispendiosas possíveis. Era necessário então fazer um estudo matemático e milimétrico, cruzando todas as rotas de todos os seus veículos, e avaliando também velocidade, pressão, tempo gasto em cada entrega, RPM e por aí vai.

Evidentemente, a imensidão de variáveis tornava impossível à mente humana chegar a resultados sólidos. Entretanto, a instalação de sensores em todos os veículos da empresa permitiu que ela chegasse a uma solução para suas rotas. Após um extenso período de testes, resultados práticos foram alcançados: quase 5 milhões de litros de gasolina economizados anualmente, redução de manutenção e maior rapidez nas entregas dos produtos.

J.P. Morgan

O dinamismo extremo do mercado financeiro resulta na produção diária de milhões de dados, índices e indicadores, os quais devem ser combinados no intuito de formar direcionamentos mais sólidos do que poderá ocorrer no próximo minuto.

O banco norte-americano J.P. Morgan trabalha há anos com estudos de algoritmos complexos, conceitos de redes neurais e cruzamento de dados por meio de sistemas de Big Data Analytics para prever tendências e entender quando comprar ou vender ações.

Agora pra fechar este post, vamos recorrer à frase da Microsoft sobre Big Data:

Big data é um termo que vem sendo cada dia mais usado para descrever o processo de se aplicar poder de computação sério – os últimos são machine learning e inteligência artificial – para sets de informação massivos e em geral de alta complexidade.

Abraço,

0

Thiago Mendes

Diretor de Relacionamento na houseTI - http://www.houseti.com.br

Posts relacionados

Ilustração de um robô apontando o dedo para a tela

Um robô humanoide: mais uma novidade da Tesla

Elon Musk, dono da Tesla, apresentou o novo projet...

Saiba mais
Sua empresa é a sua prioridade, e a nossa

Sua empresa é a sua prioridade, e a nossa

A computação na nuvem existe desde os anos 1960,...

Saiba mais
Uma parceria do Facebook com a ONG Recode abriu, na última segunda-feira (9/8), inscrições para cursos gratuitos do programa “Conectando seu futuro”

Cursos gratuitos a jovens em situação de vulnerabilidade

Uma parceria do Facebook com a ONG Recode abr...

Saiba mais

Comentários