Com a chegada de 2022, é dada a largada para os institutos de pesquisa anunciarem as tendências tecnológicas para o novo ano
A Gartner, renomada consultoria, já publicou os principais tópicos que vão nortear os investimentos em novos projetos pelo gestor de TI e o C-Level:
- Entender e lidar com o futuro do trabalho híbrido e digital first
- Evoluir o relacionamento com colaboradores e consumidores para atingir a experiência total
- Tornar a análise de dados uma rotina do negócio
- Ter business centric e customer centric como estratégias contínuas do negócio
- Contar com a resiliência e elasticidade da nuvem
- Otimizar as operações digitais para diminuir desperdícios e melhorar a eficiência do negócio
Além destes tópicos, há quem aposte também em inteligência artificial, realidade aumentada e construção do metaverso, o ambiente 3D integrado aos espaços físico, digital e IoT. Sem falar no 5G, que vai abrir portas para novas aplicações business-to-consumer (B2C) e business-to-business (B2B).
As previsões mostram que será preciso se atualizar e se dedicar muito para gerir com efetividade o ambiente de TI das empresas. O mercado está cada vez mais exigente, sedento de respostas rápidas e ótimo nível de conhecimento de todos os membros das equipes.
Não podemos deixar de lado também a questão dos cibercrimes, que trouxeram para o primeiro plano a preocupação com a segurança e a privacidade das informações. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em ação. E, neste cenário, surge uma última previsão: a terceirização do gerenciamento do ambiente de TI, uma vez que isso demanda disciplina, força e tempo (muito tempo) das equipes internas. Ao terceirizar essa parte, a empresa continua com sua equipe focada nas estratégias do negócio, para não perder competitividade e relevância no mercado.
A houseTI é especialista em gerenciamento de banco de dados e monitoramento de ambiente TI corporativo. Nossos especialistas ficam de olho nas suas aplicações e agem proativamente, antecipando problemas para reduzir o risco de indisponibilidade a zero.
11 4305-8915 (São Paulo), 19 3119-1153 (Campinas), 21 3500-0501 (Rio de Janeiro)
0
Comentários