Comunicação
Quando a tecnologia joga contra
26 de julho de 2022
0
,

Idoso acusado de matar a tiros um vizinho move ação contra a justiça de Chicago, por uso indevido de inteligência artificial (IA) para efetuar sua prisão

A defesa de Michael Williams, de 65 anos, preso por um ano, alegou que a promotoria utilizou como prova apenas uma tecnologia não confiável, o ShotSpotter, que detecta áudio de tiros por meio de sensores instalados em bairros, predominantemente, negros e latinos, o que gera também uma ação discriminatória.

O processo afirma que os investigadores e promotores apostaram apenas nos áudios do ShotSpotter para acusar Williams de homicídio, sem nunca estabelecerem um motivo para o crime, sem encontrarem testemunhas do tiroteio e nem mesmo uma arma ou evidência física de que o acusado estava envolvido no assassinato. A tecnologia pertence à ShotSpotter Inc., uma empresa de capital aberto, sediada em Newark (Califórnia), conhecida por seu controverso serviço de localização de tiros. 

A defesa pede indenização da cidade ao idoso por angústia mental, perda de renda e contas legais. Se houver ganho de causa, Chicago pode ser obrigada a parar todas as atividades de policiamento assistido pelo ShotSpotter.

0

houseTI

Empresa 100% brasileira, formada por especialistas experientes, que oferece tecnologias modernas baseadas em nuvem e serviços de consultoria e desenvolvimento.

Posts relacionados

Imagem de uma mulher jovem preta sentada em seu sofá digitando em um notebook que está apoiado em suas pernas

Bolsas de estudo para cursos de tecnologia

Uma iniciativa do iFood distribui bolsas de estudo...

Saiba mais
Foto de uma torre de uma rede de energia elétrica vista debaixo para cima com o fundo de um céu azul

Inteligência artificial contra falta de luz

Sistema que utiliza inteligência artificial otimi...

Saiba mais
Imagem de uma mulher executiva, ao fundo uma mesa de trabalho e uma lousa onde se lê: modelo de trabalho híbrido ganha força nas empresas

Trabalho híbrido é o mais adotado por empresas no Brasil

Pesquisa feita pela IDC Brasil aponta que 56% das ...

Saiba mais

Comentários