Manter a calma é o primeiro passo para lidar com a situação de forma eficaz. Se você é o proprietário cadastrado do domínio, a boa notícia é que, na maioria dos casos, você conseguirá recuperá-lo. É rápido, e basta seguir os procedimentos corretos.

O que aconteceu com o meu domínio?
Os dois motivos mais comuns para o “sequestro de domínio” são:
- Roubo de credenciais: Geralmente ocorre por brechas de segurança no seu e-mail, computador, ou local onde as senhas estavam armazenadas, ou ainda pelo uso de senhas fracas.
- Transferência fraudulenta: Isso pode acontecer por falsificação de documentos, acesso indevido a sistemas como o meugov.br, ou por engenharia social.
Como posso identificar o que aconteceu?
- Acesse o site https://registro.br/2/whois e procure pelo seu domínio.
- Confira os dados exibidos, especialmente o “Contato do titular”. Verifique se o endereço de e-mail listado ainda é seu e se você tem acesso a ele.
Se você tem acesso ao e-mail cadastrado, redefina a senha e siga os passos para recuperar o domínio. (RECUPERANDO ACESSO A CONTA DO REGISTRO.BR)
Não reconheço o contato do titular. E agora?
- Acesse https://registro.br/contato/ e tente entrar em contato com o suporte dê preferência ao telefone.
- Caso não consiga falar por telefone, envie um e-mail para os contatos indicados no site. Em casos urgentes, copie também os endereços noc@registro.br e noc@ix.br.
- Explique a situação e solicite a restauração da última configuração válida do domínio e o bloqueio total de acessos.
⚠️ Importante: Lembre-se de que os analistas precisarão confirmar quem é o verdadeiro proprietário do domínio, então seja claro e siga todas as orientações fornecidas. Após resolver o problema, elabore um plano de recuperação com base nas instruções do próprio registro.br.
Boletim de ocorrência e segurança adicional
É fundamental registrar um boletim de ocorrência (BO) para documentar o incidente e identificar como os dados foram comprometidos.
Como faço para melhorar a segurança da minha conta?
- No painel do registro.br (logado), clique em Segurança no canto superior direito e habilite a autenticação de dois fatores (2FA).
- Ative o 2FA em todos os serviços essenciais, incluindo o e-mail.
- Caso você use os serviços de e-mail da HouseTI, veja aqui como melhorar a segurança do seu e-mail.
Embora o 2FA não impeça ataques baseados em documentação falsa ou acesso indevido a seus dados pessoais, ele reduz significativamente outros tipos de riscos.
RECUPERANDO ACESSO A CONTA DO REGISTRO.BR
- Acesse https://registro.br/login digite seu código de usuário e clique em “Não lembro ou não tenho a senha.”

- Após realizar o desafio você receberá a seguinte informação.

- Acesse seu endereço de e-mail e você receberá um e-mail com o título “Registro.br – Lembrete de senha [Usuário]”. Feito isso basta clicar no link para redefinir sua senha.

- Digite sua nova senha e um lembrete de senha e clique em alterar senha.

Comentários