Olá PessoALL! Tudo bem?
Seja qual for o tamanho ou segmento de atividades da empresa, é preciso garantir a segurança dos dados. Guardar documentos em formato físico é coisa do passado. Várias empresas já se renderam às facilidades do backup na nuvem.
Ao invés de arquivar documentos físicos ou tê-los salvos em um servidor dentro da sua empresa, é possível enviar sua base de dados para a nuvem, hospedando-a em servidores virtuais.
Ok, mas quais os benefícios do backup em nuvem? São várias, mas vou apontar aqui algumas que entendo serem as mais importantes para uma tomada de decisão.
Disponibilidade
Concordamos que utilizar servidores físicos acarreta riscos de paradas, falhas ou desligamentos para manutenção. Certo? Além disso, se o sistema da empresa tiver uma interrupção e seja preciso recuperar os dados, não será uma tarefa rápida, além de ter perdas a tarefa levará muito tempo e diversos dados podem ser pedidos pelo caminho.
Com a solução de backup em nuvem os dados sempre estarão à mão. É preciso apenas de uma conexão com a Internet. É possível armazenar e restaurar dados sempre que for preciso. Além disso, colaboradores e gestores que estiverem fora da empresa ou precisam realizar qualquer tipo de viagem, podem se beneficiar e dar continuidade às suas funções, independente de onde estiverem.
Segurança
Armazenar dados estratégicos em servidores físicos pode colocar em risco a inteligência da sua organização. Acidentes ocorrem todos os dias, como um rompimento das peças internas, discos queimados ou até furtos, e seus dados também se perdem.
Isso não ocorre quando você faz o backup em nuvem, pois as informações ficam armazenadas em servidores virtuais e descentralizados. Se um falha, outro assume o lugar e seus dados ficam preservados.
Muitos profissionais resistem em adotar o backup em nuvem pelo medo de verem seus dados expostos. Mas não é bem assim. Se você tem contrato com um bom fornecedor de serviços, não precisa se preocupar com este tipo de situação.
Fornecedores investem pesado em tecnologia para manter os dados de seus clientes sob total sigilo. Entre as tecnologias mais utilizadas, encontramos conexões seguras (SSL), criptografia de dados de ponta a ponta, dentre outros.
Rotinas automáticas
Na hora de configurar o backup em nuvem, será preciso que informe uma única vez a agenda e o tipo de backup (completo, incremental etc.).
Você pode programar os backups para que sejam feitos em horários alternativos, após o expediente, o que evita interromper o trabalho do seu time para fazer o armazenamento de dados.
Outra vantagem é realizar backups diários, melhorando a performance da empresa no armazenamento de dados e reduzindo qualquer chance de perda de informações que fiquem à espera para serem registradas e guardadas.
Flexibilidade
Recursos físicos geralmente são muito limitados e seus equipamentos precisam de espaço. Uma hora isso vai pesar no seu orçamento. Um dos grandes benefícios do backup em nuvem é pagar pelo que realmente precisa. Sua empresa pode começar pequena e aumentar gradativamente, juntamente com a sua necessidade de backup. A nuvem acompanhará esse crescimento sem que a gestão precise se preocupar com espaço físico ou com equipamento para alocar as informações.
Custo
O custo de fazer o backup em nuvem é um só: a mensalidade que você paga para o fornecedor da solução utilizada, valor este que se ajusta à sua necessidade de utilização. Se você usa 500 GB, paga pelos 500 GB. Se utiliza 1T, paga somente por 1T e assim por diante.
Quando sua base de dados está atingindo o limite, basta contratar um espaço a mais e continuar realizando seus backups com toda a segurança.
“Para obter todos os benefícios que o backup na nuvem pode oferecer, é preciso contar com uma parceria de qualidade e confiança, com um parceiro que ofereça as melhores soluções e todo o suporte necessário que a sua empresa precisa durante todo o processo”.
Comentários