Cloud Computing
Indicadores para otimizar o seu servidor Cloud
20 de outubro de 2017
0

Indicadores para otimizar o seu servidor Cloud

Controlar o desempenho dos seus servidores é essencial para rodar aplicações na nuvem de maneira adequada. Ser pego de surpresa por uma queda de servidores impacta diretamente nos resultados de sua empresa. Por isso é preciso adotar uma série de boas práticas para que um perigo aparentemente silencioso complique suas operações. Nesse sentido, ter as métricas dos seus servidores e/ou aplicações podem ajudar a evitar muitos problemas.

Boas práticas e métricas eficientes devem seguir algumas características:

Coleta e avaliação de dados

Os dados pertinentes à sua operação devem ser guardados de forma segura e estar sempre à mão para qualquer consulta. Se esses dados não estiverem à mão para uma avaliação rápida, talvez as métricas de medição não estejam corretas.

Aplicação e uso

Os dados precisam estar organizados de acordo com sua aplicação e os processos a eles relacionados para que a operação não sofra danos. Esta avaliação é minuciosa. Portanto, desconfie do fácil.

Medição do desempenho

A performance tem que ser avaliada com base em um planejamento bem estruturado, considerando objetivo, carga de trabalho, tempo de implementação, dados necessários para medição e métodos para coleta de dados. Por fim, é importante definir a forma de avaliação e validação dos resultados.

É preciso tempo para coletar e entender esses dados. De acordo com boas práticas de avaliação de desempenho, é importante saber que o comportamento dos sistemas e servidores é estudado por um determinado período.

Fundamental

Os pontos fundamentais a serem considerados na análise do desempenho do seu servidor cloud são o tempo de resposta, a taxa de serviço e a disponibilidade do servidor.

O tempo de resposta verifica o atraso entre a solicitação da ação e o resultado esperado. A taxa de serviço mede a quantidade de trabalho que o servidor pode suportar em um determinado período de tempoe a disponibilidade verifica o tempo em que ele está pronto para uma operação considerada normal.

Performance Cloud bem avaliada

Um planejamento bem estruturado é a melhor maneira de analisar e acompanhar o aumento de carga e utilização dos servidores da sua empresa.

Com ações bem desenhadas, as tais surpresas desagradáveis citadas no começo tendem a não surpreender. Além disso, essa rotina de controle e verificação é a melhor forma de reconhecer antecipadamente quando sua empresa precisará de um upgrade de espaço em nuvem. Assim, a perfomance Cloud de sua empresa não correrá risco algum.

Bora colocar em prática?

Abraço,

0

Thiago Mendes

Diretor de Relacionamento na houseTI - http://www.houseti.com.br

Posts relacionados

Sua empresa é a sua prioridade, e a nossa

Sua empresa é a sua prioridade, e a nossa

A computação na nuvem existe desde os anos 1960,...

Saiba mais
Windows 11 chega no fim de 2021

Windows 11 chega no fim de 2021

Saiba mais
Big brother da Covid-19

Big brother da Covid-19

Usuários de dispositivos Android, em Massachusett...

Saiba mais

Comentários