Segurança da Informação
Ransomware ataca novamente
19 de outubro de 2021
0

A Atento está com suas operações parcialmente interrompidas, devido à ataque de ransomware no último domingo (17).

A empresa de call center garante que não teve nenhum vazamento de dados até o momento. Apesar de atuante em diversos países do mundo, o ataque afetou principalmente as operações no Brasil.

A Atento divulgou um comunicado sobre o ocorrido: “Implementamos, imediatamente, todos os protocolos de segurança cibernética a nosso alcance para conter e avaliar a ameaça. Nossa prioridade, desde o início, tem sido garantir a proteção e integridade dos dados de nossos clientes”.

A saída para prevenir o vazamento dos dados pessoais foi isolar os sistemas e interromper as conexões com os sistemas dos clientes, o que causou a interrupção dos seus serviços.

O ransomware utilizado para atacar a Atento foi o Lockbit 2.0, que se caracteriza pelo rápido processo de criptografia dos dados da vítima. Os cibercriminosos deram à empresa seis dias para pagamento do resgaste dos dados, caso contrário, vazarão as informações na internet.

A Atento garante que sua equipe de segurança cibernética está trabalhando para identificar e conter a ameaça, antes de colocar os sistemas no ar novamente.

Para saber mais sobre ransomware, como identificá-lo e removê-lo do seu PC, leia: https://www.tecmundo.com.br/tutorial/116533-identificar-remover-ransomwares-pc.htm.

houseTI

0

Hous360 Agência

Posts relacionados

Imagem de um celular com um cadeado na tela mostrando estar seguro

Golpe do PIX: como se manter seguro

Desde que o Banco Central criou o meio de transfer...

Saiba mais
Imagem da tela do jogo Minecraft com a palavra ransomware destacada

Ransomware ataca jogadores de Minecraft

Fãs de Minecraft no Japão são alvos de um nov...

Saiba mais
Imagem de uma lupa sobre a palavra Google, na página de busca

Como esconder do Google seus passos na internet

O Google é o big brother da internet. Tudo o que ...

Saiba mais

Comentários