A Atento está com suas operações parcialmente interrompidas, devido à ataque de ransomware no último domingo (17).
A empresa de call center garante que não teve nenhum vazamento de dados até o momento. Apesar de atuante em diversos países do mundo, o ataque afetou principalmente as operações no Brasil.
A Atento divulgou um comunicado sobre o ocorrido: “Implementamos, imediatamente, todos os protocolos de segurança cibernética a nosso alcance para conter e avaliar a ameaça. Nossa prioridade, desde o início, tem sido garantir a proteção e integridade dos dados de nossos clientes”.
A saída para prevenir o vazamento dos dados pessoais foi isolar os sistemas e interromper as conexões com os sistemas dos clientes, o que causou a interrupção dos seus serviços.
O ransomware utilizado para atacar a Atento foi o Lockbit 2.0, que se caracteriza pelo rápido processo de criptografia dos dados da vítima. Os cibercriminosos deram à empresa seis dias para pagamento do resgaste dos dados, caso contrário, vazarão as informações na internet.
A Atento garante que sua equipe de segurança cibernética está trabalhando para identificar e conter a ameaça, antes de colocar os sistemas no ar novamente.
Para saber mais sobre ransomware, como identificá-lo e removê-lo do seu PC, leia: https://www.tecmundo.com.br/tutorial/116533-identificar-remover-ransomwares-pc.htm.
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