O aplicativo EndeavorRX é o primeiro e único tratamento aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) que pode passar a ser prescrito a quem está com problemas de memória e de atenção, após a recuperação da Covid-19
No ano passado, a ferramenta, criada pela Akili Interative, foi utilizada como tratamento digital para melhorar a atenção em crianças de 8 a 12 anos que apresentavam Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, o famoso TDAH.
Além do EndeavorRX, as crianças foram acompanhadas por médicos, receberam remédios e/ou participaram de programas educacionais que tratam na raiz os sintomas do distúrbio TDAH.
No site do aplicativo, inclusive, há um alerta: “Disponível somente com receita médica, o EndeavorRx não se destina a ser um medicamento autônomo, nem é um substituto para a medicação para TDAH de seu filho. Você deve consultar o profissional de saúde e revisar as instruções de uso, antes de usar o tratamento”.
Covid-19 e perda de memória
Pacientes que tiveram Covid-19 relatam que ficaram com amnésia, confusão mental e dificuldade de concentração. De fato, estudos comprovam que os sintomas podem persistir por meses após a recuperação. E é aí que entra o EndeavorRX: “O jogo melhora a capacidade de multitarefas, e observamos isso em pessoas com TDAH, em adultos mais velhos, e há alguma indicação de que ajuda também pessoas com esclerose múltipla”, explica Faith Gunning, neuropsicóloga da Weill Cornell Medicine de Nova York, que agora testa o uso do videogame em pacientes pós-Covid.
Nos pacientes que tiveram a Covid-19 de moderada a grave, a pesquisadora encontrou uma porcentagem muito alta de pessoas que desenvolveram distúrbios, de leves a intensos, em sua função cognitiva. Com o uso do videogame, houve melhora “na conectividade dentro das redes cerebrais que suportam a atenção e as habilidades executivas, e temos alguns dados preliminares que mostram uma melhora no humor”, explica Gunning.
Se você ficou curioso para conhecer o aplicativo, a recomendação é de que o EndeavorRX não é um jogo comercial tampouco pode ser baixado para lazer. Ele é exclusivo para tratamentos e exige prescrição médica.
0
Comentários