Gestão
Atualização de software e computador lento
26 de outubro de 2021
0

Vira e mexe, os softwares pedem atualizações para melhor o desempenho e a segurança dos computadores. Mas, dependendo do computador, isso vai torná-lo lento. Como minimizar o problema, então?

A lentidão nos computadores é provocada por falta de memória RAM (o hardware físico que armazena dados temporariamente), processadores fracos e um grande volume de dados guardados no disco rígido. Com isso, a instalação de novas atualizações de software coloca ainda mais pressão sobre o computador que, consequentemente, fica mais lento.

As atualizações são necessárias para proteger o dispositivo. Deixar de fazê-las é correr riscos. Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a fazê-las, sem que o computador fique lento depois.

Exclua arquivos temporários

Sabe aqueles arquivos e pastas temporários? Além de consumirem espaço no disco rígido, usam o processamento do computador, deixando-o mais lento. Assim, regularmente, exclua esses itens, com ferramentas de limpeza e gerenciamento de disco existentes para Windows, Macintosh e Linux.

Poucos programas na inicialização

softwares, como Dropbox, Skype e Adobe, que podem ser iniciados automaticamente ao ligar o computador e são executados em segundo plano. Isso também impacta a velocidade do seu dispositivo. Por isso, desabilite os programas desnecessários na inicialização. No Windows, isso é feito pelo gerenciador de tarefas.

Menos é mais

Desinstale programas que você raramente usa, assim seu PC ganha espaço em disco e um pouco de poder no processamento, ficando mais rápido. No Windows, o caminho é pelo “Adicionar ou remover recursos”; no iOS, basta mover o software para a lixeira.

A nuvem salva

Armazene os dados na nuvem. Isso ajuda a melhorar o desempenho do computador e economiza espaço em disco. O ideal é salvar na nuvem arquivos de música e vídeo, que são muito grandes.

Dê um up no hardware

Por fim, adicione ou substitua a memória do dispositivo, seu processador e unidades de disco. Porém, não são todos os computadores que permitem aumentar a memória RAM. É preciso checar essa possibilidade. Mas a dica é que você tente primeiro as outras alternativas, mais fáceis e de graça.

houseTI

0

Hous360 Agência

Posts relacionados

No próximo dia 17 de agosto, quem utiliza o Microsoft 365 não terá mais suporte para o Internet Explorer

Chega ao fim suporte do Microsoft 365 ao Internet Explorer 11

No próximo dia 17 de agosto, quem utiliza o Micro...

Saiba mais
online-shopping-4532460

Crie uma loja virtual com o Google

Foi lançada a nova edição do programa “Cresç...

Saiba mais
Black Friday

Black Friday: Comércio Eletrônico Brasileiro espera aumento de vendas

Saiba mais

Comentários